Hidráulica

Tão importante quanto qualquer projeto de um imóvel são as instalações hidráulicas. Na maioria dos casos estas instalações são feitas por tubos que ficam escondidas, dentro de paredes, pilares ou paredes falsas. O custo estimado do projeto de instalações hidráulicas em uma residencia, por exemplo, está na ordem de 7 a 11%, podendo variar. Muito comum em instalações hidráulicas, o tubo de PVC, marrom, não é a única alternativa em instalações hidráulicas. Além do policloreto de polivinila (PVC) vejamos outros tipos de materiais.

 PVC (Policloreto de polivinila) é o material mais usado em instalações hidráulicas. É um produto de baixo custo e pode ser encontrado em qualquer casa de material de construção, além de ser facilmente manuseado. Ideal para água com temperatura máxima de 40º Celsius. Suporta pressões até 75 metros de coluna dágua (mca)



CPVC (Cloreto de polivinila clorado) Este material não é novo como pode parecer. Jé usado no Brasil desde a decada de 80, e nos Estados Unidos há mais de 5 décadas. É perfeito para água quente até 70º Celsius. É relativamente fácil de utilizar, se custo é um pouco mais elevado que o PVC comum. Pode ser usado em sistemas de recalque pois suporta pressões de até 240mca em temperatura ambiente.



PPR (Polipropileno copolímero Random tipo 3) São tubos conexões de Polipropileno para condução de água quente e fria. em instalações de hidráulicas prediais são desenvolvidos com materiais de alta tecnologia. Sua características são parecidas com o CPVC. Diferencia-se na soldagem das conexões. E requer uma mão de mais qualificada.


PEX (Polietileno reticulado) Este sistema é o que há de mais moderno no mundo das tubulações. Tem elevada resistência a altas temperaturas, suportando até 95º Celsius. Com baixa manutenção seus tubos, que se assemelham a uma mangueira são passados por outros dutos semelhantes a conduítes.


COBRE, os tubos de cobre são uteis em tubulações onde se exige alta pressão e temperatura. Exige mão de obra especializada e seu custo é elevado.

















© Múltiplos Serviços - 2017. Todos os direitos reservados.
...
...